SOS Chuvas Rio Grande do Sul
Movimento Perspectivas
Maior Treinamento Missionário.
Se você tem o coração queimando por Jesus e deseja aprender mais sobre o movimento de Deus na história da humanidade, encontra-se perdido em seu propósito e chamado, então temos algo direto do coração de Deus pra você, e se chama Movimento Perspectivas você no propósito global de Deus
É um curso apaixonante e desafiador. A cada aula, você será inspirado e encorajado a viver para glória de Deus. São 12 aulas que percorrem quatro perspectivas:
– Bíblica
– Histórica
– Cultural
– Estratégica
Uma visão mais profunda da bíblia e do agir de Deus na história te aguardam.
INSCREVA-SE!
Vagas Limitadas
www.perspectivasbrasil.com
SOS São Sebastião
SOS SÃO SEBASTIÃO – LITORAL NORTE DE SP
Comunicamos que o CAS – Conselho de Ação Social da IPB está em constante contato com as lideranças das IPB da região do Litoral Norte onde ocorreu a tragédia das Enchentes. Segue os dados para as contribuições:
DOAÇÕES FINANCEIRAS
Presbitério São José dos Campos
PIX: CNPJ – 40.945.812/0001-24
Agência: 0001
Conta: 2175769-7
Instituição: 403 – Cora SCD
IMPORTANTE: Coloque R$0,01 no final da doação para identificação. Ex: R$50,01
Mais informações: (12) 99227-0365 – Rev. Alan Santana
Continuemos firmes em oração pela situação. Vamos compartilhar!
#CAS #IPB
Reciclagem de óleo de cozinha
Estamos em campanha para reciclar óleo de cozinha já utilizado. Após utilizar o óleo, coloque em garrafas pet ou fracos de amaciante ou sabão e tampe bem para não vazar e traga para a IPCamp. Jogar óleo de cozinha já utilizado em pias, ralos e vasos sanitários prejudica o sistema de esgoto da sua casa e contamina milhares de litros de água. Assim que tivermos uma certa quantidade de garrafas, a Sanasa retira e encaminha para a reciclagem. Agindo dessa forma, você estará contribuindo com nosso meio ambiente.
AEA – Nota Fiscal Paulista
Ação Voluntária da Sala de Costura
Igrejas Presbiterianas Online
Você pode aproveitar o tempo ouvindo as pregações e cultos das Igrejas Presbiterianas através desta plataforma. A IP Campinas também está lá. Entrando no site, você tem diversas igrejas participantes. Caso queira ver a nossa, vá em pesquisar e coloque “Igreja Presbiteriana de Campinas”. https://www.ipbplay.com.br/
Informações – Cultos – EBD
Irmãos, hoje é o DIA DO SENHOR, que Ele mesmo fez para nos alegrarmos e regozijarmos Nele. Logo o culto irá começar (9h, com repetição às 19h). Acesse em facebook.com/pg/igrejaipcamp/videos
Nosso Boletim Dominical também está publicado em nosso site. Você pode ver todas as informações do site em www.ipcamp.org.br
Se quiser ir direto para o informativo, entre em https://bulletino.dzign-e.net/documents/bu3421.pdf
Lembre que as classes da Escola Dominical se reunirão às 10h30, com interação ao vivo. Participe da sala em que já estava ou escolha uma para aprender da Palavra de Deus:
Adolescentes meet.google.com/csd-rafd-wpg
Mocidade meet.google.com/wxs-sbva-sut
Nova Vida meet.google.com/fqd-kzuy-ooc
Doutrina Básica meet.google.com/hpd-ysdx-whq
Boa Pergunta meet.google.com/yjy-ybhr-rgw
Missões meet.google.com/fpv-xhzr-acy
Ética Cristã meet.google.com/ssa-snub-smg
Que seu domingo seja bom, abençoado e protegido.
Repasse essa mensagem aos seus contatos e grupos da Igreja.
Escola Bíblica Dominical
Caros alunos, nestes tempos difíceis de isolamento, não podemos perder nossa comunhão! Pensando nisto a diretoria da EBD pensou em uma forma de nos reunirmos VIRTUALMENTE. Sendo assim neste DOMINGO 10H30 teremos a 1a aula. Usaremos o HANGOUT MEET, para isso baixe em seu celular este aplicativo, ou no navegador de seu computador, click no link de sua Classe abaixo, se não estiver disponível, ou não houver aula de seu professor, vá para outra classe/link ! Deus o abençõe. (Caso o aplicativo peça um código, são as letras depois da barra “/” na descrição do link).
Adolescentes meet.google.com/csd-rafd-wpg
Mocidade meet.google.com/wxs-sbva-sut
Nova Vida meet.google.com/fqd-kzuy-ooc
Doutrina Básica meet.google.com/hpd-ysdx-whq
Boa Pergunta meet.google.com/yjy-ybhr-rgw
Missões meet.google.com/fpv-xhzr-acy
Ética Cristã meet.google.com/ssa-snub-smg
Repassem aos seus contatos pessoais e grupos!
A Igreja continua ativa!
“Era um o coração e a alma” (At 4.32). Estamos vivendo um tempo inédito em nossa história, que atinge o mundo todo, que nos priva de tantas coisas e aqui, especialmente, dos encontros nos cultos, escola dominical e outras atividades na Igreja. Mas isso não pode ser sinônimo de afastamento da fé e da comunhão. Não podemos dar espaço à dispersão, mas ligando-nos pelo coração e pela alma sempre.
Mais uma vez reforçamos: nossa arrecadação caiu drasticamente nestes dias e as responsabilidades financeiras da Igreja precisam ser mantidas. Por favor, mantenha sua fidelidade nas contribuições com os dízimos, ofertas e no compromisso com a reforma do templo. Use de transferências bancárias ou se preferir trazer pessoalmente, a administração da Igreja está funcionando no período da manhã. Nossas contas são:
– Banco do Brasil, Ag. 6852-7, c/c 111850-1
– Banco Itaú, Ag. 9113, c/c 00800-8
– Banco Santander, Ag. 3083, c/c 13000192-8
Aos que assumiram o compromisso da participação na reforma: precisamos da pontualidade e efetivação do plano agendado. Desde janeiro estamos executando pagamentos à empresa que fará o trabalho e alguns vínculos dos carnês estão atrasados ou não foram iniciados ainda. Informe à tesouraria o que se refere ao seu dízimo e separadamente o que é para a reforma.
Que Deus nos abençoe e proteja!
Conselho da Igreja Presbiteriana de Campinas
Coronavirus – Medidas Preventivas
Atendendo às recomendações da Organização Mundial da Saúde no combate ao avanço do surto do Coronavirus, a Ipcamp está tomando medidas preventivas para proteção de nossos colaboradores. Na próxima semana, de 23 a 27 de março, teremos algumas alterações de horários administrativos: secretaria pastoral em home office; administrativo/financeiro presencial de segunda a sexta-feira das 8h às 12h, no período da tarde em home office; serviços de limpeza apenas no período da manhã; portaria (estacionamento) das 9h30 às 18h30. Com essas adequações continuaremos dando toda a atenção possível a você, membro da Ipcamp e contamos com suas orações em favor de nossos colaboradores e de todos aqueles que, de alguma forma, estão servindo para dar o seu melhor mesmo nesse tempo difícil.
Roteiro para Culto Doméstico
Persistência do Coronavírus nas Superfícies
IPCamp Coronavirus
Queridos irmãos, leiam com atenção as orientações.
Uma das expressões lindas do Novo Testamento é quanto à maneira que a igreja se relacionava logo no seu início. “Era um o coração e a alma” (At 4.32). Estamos vivendo um tempo inédito em nossa história, que atinge o mundo todo, que nos priva de tantas coisas e aqui, especialmente, dos encontros nos cultos, escola dominical e outras atividades na Igreja. Mas isso não pode ser sinônimo de afastamento da fé e da comunhão. Não podemos dar espaço à dispersão, mas ligando-nos pelo coração e pela alma sempre.
O conselho da Igreja Presbiteriana de Campinas reuniu-se para pensar no bem e segurança de todos. Faz parte do pastoreio o cuidado com o rebanho, para ser preservado e consolado. Algumas decisões foram tomadas e você precisa conhecer e compreender:
Precisamos suspender os cultos e escola dominical nos próximos domingos, devido às razões conhecidas (aglomerações, grupos de risco, atendimento às autoridades…). Logo que for permitido, retomamos nossos encontros que nos fazem tanta falta;
- Dos eventos semanais: Sala de Artes e Sala de Costura estão suspensos; as reuniões de oração das 7h30 estão funcionando, até porque precisamos deste tempo de intercessão;
- Calendário da Igreja: as atividades departamentais (UCP, UPA, UMP, SAF, Casais, Junta Diaconal – Visita e Plenária, Comitê EBD) também estão suspensas;
- Os almoços da Igreja de 22/março e 10/abril estão cancelados;
- A reunião da CE-SC/IPB foi transferida para 19-22/maio;
- A turnê do Ministério Watoto foi encerrada no Brasil e o grupo já retornou a Uganda. Assim não teremos o evento marcado para 04,05/abril;
- Também a programação especial da Páscoa não se realizará: Culto das 7 Palavras da Cruz, Cantata pelo Coro Rev. Zacarias de Miranda e EBD especial.
Nossa arrecadação caiu drasticamente nestes dias e as responsabilidades financeiras da Igreja precisam ser mantidas. Por favor, mantenha sua fidelidade nas contribuições com os dízimos, ofertas e também no compromisso com a reforma do templo. Use de transferências bancárias ou se preferir trazer pessoalmente, a administração da Igreja está funcionando. Nossas contas são:
– Banco do Brasil, Ag. 6852-7, c/c 111850-1
– Banco Itaú, Ag. 9113, c/c 00800-8
– Banco Santander, Ag. 3083, c/c 13000192-8
Estamos buscando alternativas para funcionamento da Escola Dominical, com cada classe funcionando no horário habitual dos domingos às 10h30. Os professores instruirão os seus alunos no uso do celular ou computador para participarem ao vivo das aulas, mantendo um contato semanal entre todos.
A direção da Igreja Presbiteriana do Brasil marcou para o próximo dia 22 de março, um DIA NACIONAL DE ORAÇÃO E JEJUM pelo Brasil. Participe disso.
Aproveite esse tempo para resgatar o CULTO DOMÉSTICO. Acesse nossas informações por meio do site (http://www.ipcamp.org.br/), aplicativo (https://apps.apple.com/us/app/ip-campinas/id1159397562?ls=1 ou https://play.google.com/store/apps/details?id=net.dzigne.ipcampinas), facebook (https://www.facebook.com/igrejaipcamp/). Assista outros pastores presbiterianos, ouça a Rádio IPB (https://ipb.org.br/radio), enfim, essa temporária separação física não justifica o esfriamento da fé.
Nas horas dos cultos dominicais, participe assistindo pelo Facebook – 9h e 19h. Ainda que estejamos cada um em lugares diferentes, vamos nos lembrar que nossos irmãos estão conosco nas celebrações. Isso fortalece nossa união.
Que Deus nos abençoe, nos proteja e permita logo nos reencontramos.
Rev. Carlos Eduardo Aranha Neto
Pastor da Igreja Presbiteriana de Campinas
Comunicado do Conselho da Igreja
Repassem a todos de seus grupos
Queridos irmãos.
Estamos vivendo um tempo que requer muita oração, jejum, equilíbrio nas decisões, conhecimento da verdade, submissão as autoridades.
O Conselho da igreja, preocupado com os eventos provocados pela pandemia do corona vírus, em cuidado com todos os irmãos e debaixo de oração, entendeu ser prudente a suspensão dos trabalhos dominicais no dia de amanhã.
Não realizaremos os cultos da manhã e da noite, bem como não teremos escola dominical.
Estudos bíblicos semanais e reuniões de oração serão mantidas, até para que tenhamos um tempo comum de intercessão pelo país e pelo mundo.
No decorrer da semana e em função das informações que chegarem, será divulgada a providência para o domingo dia 22.
Certos da sua compreensão e orações, que Deus abençoe a cada um de nós.
Por favor, divulgue a seus grupos e conhecidos que frequentam a IP Campinas.
Segue o comunicado oficial do Presbitério de Campinas sobre o assunto.
Aos Ministros e Conselhos do PCPN.
Tendo visto que temos vivido uma situação ímpar nesses últimos dias por conta das contaminações causadas pelo Coronavírus (COVID-19) e atentos aos noticiários e notas oficiais publicadas pelos Órgãos Públicos competentes, a Comissão Executiva do Presbitério de Campinas expressa-se por meio desta com as seguintes recomendações:
1. Convocar os crentes para que mantenham suas orações rogando a Deus que abençoe nosso povo e minimize os danos que essa doença tem causado.
2. Estimular os membros a assistirem às transmissões via internet das atividades das suas respectivas igrejas, ou na falta dessas, das demais igrejas do PCPN ou ainda outras igrejas da lPB, diminuindo o fluxo de pessoas nos templos.
3. Orientar que reagendem sempre que possível as programações, principalmente aquelas com expectativa de grande participação das pessoas.
4. Solicitar aos Ministros e Conselhos que ajudem na divulgação de informações confiáveis que contribuem para prevenção da disseminação das contaminações, tais como:
– Higienização constante das mãos com o uso de álcool gel 70% ou com água e sabão;
– Evitar lugares com aglomeração de pessoas, principalmente para as pessoas em
situação de saúde debilitada, crianças pequenas, bebês e idosos;
– Evitar cumprimentos com beijos, abraços e apertos de mãos;
– Procurar as unidades de saúde em casos suspeitos e com o aparecimento de sintomas da doença.
5. Observar que a decisão da suspensão das atividades presenciais de cada igreja cabe ao seu respectivo Conselho.
Rev. Joílson Pereira Zachello Evaristo
Presidente
Doações – Campanha Emergencial
O Conselho de Ação Social da IPB lançou uma campanha para auxílio aos atingidos pelas chuvas em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, porém devido a dificuldade de envio de donativos, estamos solicitando que as doações sejam em espécie.
Segue os dados bancários para depósito:
Banco do Brasil
Ag. 4442-3
C/c 6000-3
Igreja Presbiteriana do Brasil
Cnpj: 00.118.331/0001-20
Já estamos em contato com as Igrejas e Presbitérios disponibilizando os recursos para os mesmos a fim de suprirem suas demandas emergenciais.
Inscreva-se no YouTube
Doação Nota Fiscal Paulista – AEA
Verdade e Vida
Carta aberta à Igreja Brasileira
Por ocasião das celebrações dos 196 anos de Independência do Brasil neste mês de setembro e da proximidade das eleições de 2018, em que os brasileiros escolherão deputados estaduais e federais, senadores e governadores de seus estados, bem como a autoridade principal da nação, o presidente da República, para os próximos quatro anos, os pastores e líderes cristãos abaixo-assinados conclamam para que a Igreja de Cristo no Brasil coloque-se em intercessão constante pelo País nas próximas semanas, até o fim dos pleitos em segundo turno, em jejum e oração, pedindo para que a Santíssima Trindade, por misericórdia, ouça as nossas preces e venha a atender os seguintes pedidos:
1 Que o SENHOR, o Deus Triúno, conduza em suas campanhas os candidatos honestos, bem-intencionados, comprometidos com a transparência e a moralidade, com princípios virtuosos de vida em sociedade e com uma visão cristã de mundo, a fim de que estes consigam ser eleitos aos cargos a que concorrem;
2 Que o SENHOR, o Deus Triúno, mude o coração daqueles que estão dispostos a votar em candidatos envolvidos em casos de corrupção, nem permita que estes sejam eleitos;
3 Que o SENHOR, o Deus Triúno, refreie a representação de ideologias anticristãs em nossos parlamentos estaduais e no Congresso Nacional;
4 Que o SENHOR, o Deus Triúno, frustre toda a tentativa de fraude no sistema eleitoral;
5 Que o Senhor, o Deus Triúno, não permita mais confusão e outros atos de violência, a fim de que essas eleições sejam concluídas pacificamente;
6 Que o Senhor, o Deus Triúno, por meio da obra santificadora do Espírito Santo, traga um verdadeiro avivamento à sua Igreja no Brasil, provocando um grande e duradouro impacto cultural, moral e social, por meio de homens e mulheres que produzam frutos dignos de arrependimento.”
Algumas recomendações:
a) Para a escolha de candidato, recomenda-se conhecer bem o seu caráter, ideias e a ideologia do partido;
b) Apoie propostas que defendam a dignidade do ser humano e a vida em qualquer circunstância, desde sua concepção no ventre materno;
c) Rejeite candidatos com ênfases intervencionistas na esfera familiar, educacional, eclesiástica e artística;
d) Repudie qualquer ideologia que se oponha aos princípios do Reino de Deus, isto é, com a mensagem bíblica;
e) Apoie candidatos que expressam compreender a função primordial do Estado em prover e promover justiça e segurança para seus cidadãos;
f) Por fim, ao indicar um candidato para amigos e familiares, faça-o com respeito às opiniões diferentes da sua, lembrando que, apesar de você acreditar na pessoa para quem está dando e pedindo voto, como cristãos, nossa esperança última de sociedade perfeita deve estar na consumação dos séculos, quando Jesus voltará para reinar com cetro de justiça.
Após as eleições, ore em favor dos candidatos eleitos, para que cumpram seus mandatos com sabedoria e pelo bem da nação, lembrando-nos, oportunamente, das palavras do apóstolo Paulo a Timóteo: “Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito” (1Timóteo 2.1-2).
Ajude-nos a divulgar esse chamado à oração pelas eleições de 2018 compartilhando esta carta nas redes sociais e, se possível, peça autorização aos seus pastores para lê-la em sua igreja, seja no culto, escola dominical, pequenos grupos ou demais reuniões.
Que o SENHOR, nosso Deus, olhe com graça e misericórdia para o Brasil! Amém.
Augustus Nicodemus Lopes, pastor auxiliar na Primeira Igreja Presbiteriana de Recife.
Cândido Alexandrino, advogado, professor, Mestre em Direito, advogado da VR Advogados Associados para o Nordeste e advogado sênior na Alexandrino Advocacia (PI)
Charles Grimm, presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil e professor.
Cleyton Gadelha, diretor da Escola Teológica Charles Spurgeon e pastor da Igreja Batista de Parquelândia.
Davi Charles Gomes, pastor da Igreja Presbiteriana Paulistana (SP).
Emilio Garofalo Neto, pastor da Igreja Presbiteriana Semear, Brasília.
Flávio de Paula Oliveira, pastor da Primeira Igreja Batista de Rosário do Sul (RS).
Franklin Ferreira, pastor da Igreja da Trindade (SJC-SP) e diretor-geral do Seminário Martin Bucer.
Geremias Couto, pastor emérito da Assembleia de Deus, Centro Missionário Cristão (Teresópolis, RJ).
Gleidson da Silva Costa, pastor titular da 1a Igreja Presbiteriana Renovada de Cuiabá e Presidente do Presbitério Oeste do Brasil da IPRB.
Hélder Cardin, reitor do Seminário Bíblico Palavra da Vida e pastor na Igreja Evangélica do Maracanã (Atibaia-SP).
Isaque Sicsú, pastor da Igreja Batista Urbana (SP).
Jean Regina, advogado especialista em Direito Religioso do VR Advogados, membro da Comunidade Evangélica Luterana Concórdia de Porto Alegre (RS).
Jonas Madureira, pastor da Igreja Batista da Palavra (SP) e professor no Seminário Martin Bucer.
Jonathan Silveira, membro na Igreja Batista da Palavra (SP), colaborador de Edições Vida Nova, fundador e editor do site Tuporém.
Luiz Sayão, pastor da Igreja Batista Nações Unidas em São Paulo e tradutor da Bíblia (NVI/Almeida 21).
Mauro Meister, pastor da Igreja Presbiteriana – Barra Funda (SP).
Paulo Júnior, diácono da Igreja Vintage180 (RS) e advogado.
Paulo Valle, pastor da Igreja Batista de Fé Reformada (Volta Redonda, RJ) e professor do Seminário Martin Bucer.
Renato Vargens, pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança de Niterói (RJ).
Rodrigo Majewski, presbítero, Assembleia de Deus Porto Alegre (RS), Procurador Federal.
Sérgio Queiroz, pastor da Igreja Batista Cidade Viva e Presidente da Fundação Cidade Viva.
Solano Portela, presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil e Administrador de Empresas
Thiago Rafael Vieira, advogado especialista em Direito Religioso do VR Advogados, conselheiro fiscal da Igreja Batista Filadélfia (RS).
Tiago J. Santos Filho, diretor de estudos avançados do Seminário Martin Bucer, editor-chefe da Editora Fiel e pastor na Igreja Batista da Graça (SJC-SP).
Thiago Silva de Oliveira, pastor da Igreja Evangélica Livre em Itapuama (Cabo-PE).
Thiago Velozo Titillo, pastor batista, escritor, e professor da rede estadual de ensino e dos Seminários Teológico Evangélico Peniel e Betel (RJ).
Valmir Nascimento Milomem Santos, Jurista, teólogo, escritor e ministro da Assembleia de Deus.
Valter Reggiani, pastor da Igreja Batista Reformada de São Paulo.
Warton Hertz de Oliveira, advogado da VR Advogados Associados e estagiário na equipe pastoral da Igreja Batista Esperança (Porto Alegre-RS).
Wilson Porte Jr., pastor da Igreja Batista Liberdade (Araraquara-SP).
Coral Rev. Zacarias de Miranda – 109 anos
Coral Zacarias de Miranda: 109 anos louvando ao Senhor
Se você for pesquisar em enciclopédias (esse procedimento era adotado pelos mais antigos) ou mesmo nos mais modernos e eficientes sites de busca, certamente vai encontrar uma gama enorme de definições sobre música, explicações essas que classificam essa manifestação como arte ou, em alguns casos, como “uma combinação de sons e de silêncios, numa sequência simultânea ou em sequências sucessivas e simultâneas que se desenvolvem ao longo do tempo”. Complexo, não?
Na história da humanidade existem algumas evidências de que a música seja conhecida e praticada desde a época da pré-história, surgindo provavelmente da observação dos sons da natureza. Esses ruídos talvez tenham despertado no homem a vontade ou necessidade de organizar alguma atividade que fosse baseada na compilação ou ordenação de sons.
Todo povo, nação ou cultura possui seus próprios tipos de música que se diferenciam em seus estilos, conceitos ou abordagens sempre levando-se em consideração o papel que ela deva exercer em cada sociedade. Por este motivo sempre é salutar perceber ou interpretar a música dentro do contexto pelo qual e para o qual ela foi concebida.
Em outras palavras não adianta querer explicar, por exemplo, por que alguns povos indígenas cantam durante cerimônias fúnebres com o mesmo entusiasmo que entoam canções quando nasce algum bebezinho na aldeia.
O fato é que a música é usada como atração principal ou como pano de fundo para qualquer situação, bastando para isso nos recordarmos das festas de casamento onde os cerimonialistas sugerem uma canção para cada etapa da celebração (entrada do noivo, dos padrinhos, da noiva, etc) muitas vezes sem notar que as letras não ensejam nem sugerem momentos de felicidade no futuro do casal.
Em termos de música cristã no Brasil existem os grupos interdenominacionais e os chamados ministérios de música que se esmeram nas pesquisas, prática e apresentação de uma boa música. A preocupação com a qualidade e o teor das canções e hinos entoados nas congregações motivou a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) a criar em 1999 o Conselho de Hinologia, Hinódia e Música com o objetivo de manter o foco principal na organização de palestras, debates, simpósios e seminários sobre “A Música na Igreja” com o objetivo de não perder de vista a função primordial do homem que é amar a Deus sobre todas as coisas, inclusive através da música simplesmente ou do canto congregacional.
Um dos pilares da música cristã em nossa cidade é o centenário Coral Reverendo Zacarias de Miranda, que atua ininterruptamente desde sua fundação em 1909. Organizado pelo Reverendo José Zacarias de Miranda no período em que desempenhou a função de pastor titular da Igreja Presbiteriana de Campinas (Ipcamp), entre 1909 e 1912, o coral se tornou referência na música cristã histórica e contemporânea e traduz solenemente o verdadeiro sentido musical da alma.
No auge dos seus 109 anos completados neste mês de setembro, hoje trabalham com a seguinte liderança do Conselho Diretor formado por Marilu Andrade, Pedro Soares e Deborah Patrocínio; as Secretárias Leila Reis, Rute Oliveira e Terezinha Castelnovo; pianista Cintia Cruz e Conselheiro Presb. Eládio Campos. O coral pode ser ouvido semanalmente nos cultos da própria Ipcamp, ou em apresentações por todo o estado sempre que os convites são oficializados.
O Coral Reverendo Zacarias de Miranda é um daqueles que você começa a ouvir e não dá vontade mais de parar. Não digo isso apenas pelo repertório que é cuidadosamente selecionado a cada apresentação, mas também pela qualidade de seus músicos que se harmonizam através dos naipes (sopranos, contraltos, tenores e baixos) brilhantemente dirigidos pela regente titular Laura Aimbiré Morais de Barros e pelos regentes auxiliares Ricardo Tibério e Rafael Campos.
Orgulha-se a cidade de Campinas por possuir músicos de tamanha envergadura e este é o momento de tecer loas a todos os integrantes do Coral Reverendo Zacarias de Miranda que tem como lema o versículo 15 do Salmo 51: “Abre, Senhor, os meus lábios e a minha boca manifestará os teus louvores”.
Edison Souza, é jornalista e presbítero da Igreja Presbiteriana de Campinas (Ipcamp)
Escola Dominical
ESCOLA DOMINICAL, por que é importante?
Quando resolvi escrever este artigo, fiquei meditando na pergunta: por que é importante ir à ESCOLA DOMINICAL?
Algumas respostas vieram de prontidão: Para aprender mais da PALAVRA DE DEUS, além disso poderíamos pensar também que seria para ter maior oportunidade de participação na IGREJA através das colocações e indagações sobre a BÍBLIA, além disso, quem sabe alguém poderia também responder para se ter maior contato com os irmãos da FÉ, enfim poderíamos discorrer aqui sobre diversos ângulos de visão da importância da ESCOLA DOMINICAL, mas vou tentar fazer sob a ótica da BÍBLIA e depois sob a minha experiência ao longo destes muitos anos frequentando esta maravilhosa ESCOLA.
Primeiramente gostaria de abordar uma questão: Para que serve a ESCOLA DOMINICAL?
É uma questão interessante, pois por se tratar de ESCOLA, temos a percepção de que é um local para se ensinar algo. Por estar inserida na IGREJA, obviamente, podemos afirmar que é uma ESCOLA para se ensinar a BÍBLIA. Porém, ensinar a BÍBLIA, tem sido um verdadeiro desafio às IGREJAS de um modo geral. Lembremos um texto BÍBLICO muito conhecido que relata este fato:
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” II Timóteo 3.16.
Então, analisando o que significa “ensinar” sob a ótica do dicionário, veremos que: Ensinar é instruir sobre… transmitir conhecimento a… educar sobre… Portanto, notamos nitidamente que a educação não tem sido um desafio só da IGREJA, mas da humanidade como um todo.
Porém, partindo da premissa de que a educação é boa para que um indivíduo saia de sua condição de inferioridade para galgar passos mais promissores, através do conhecimento e no caso em questão, a educação na ESCOLA DOMINICAL serve para que cresçamos ESPIRITUALMENTE, por que temos visto que há especialmente nas IGREJAS uma diminuição pelo interesse em frequentar a ESCOLA DOMINICAL? Lembremos que um escritor certa vez disse que “pode-se aprender sem professores, mas não se consegue ensinar sem alunos”. Portanto, a ausência dos alunos faz com que haja um esvaziamento nas ESCOLAS DOMINICAIS e as consequências com certeza serão futuramente um esvaziamento nos trabalhos da IGREJA e sua diminuição drástica, como tem ocorrido atualmente com muitas IGREJAS.
E por que os alunos deixaram de ir à ESCOLA DOMINICAL?
Em nossa IGREJA, fizemos em anos anteriores uma enquete para tentarmos diagnosticar os motivos e pasmem, muitas respostas foram que “não tinham tempo…”, “o horário extrapolava o limite estabelecido…”, dentre inúmeras outras respostas apresentadas como desculpas. Mas, no fundo, chego a pensar que na verdade as pessoas estão se afastando da ESCOLA DOMINICAL por não mais querer saber a VERDADE, lembro-lhes que na ESCOLA DOMINICAL aprendemos a VERDADE que DEUS quer para nossas vidas através do estudo da BÍBLIA.
É muito triste ver as pessoas sabotando as aulas da ESCOLA DOMINICAL. Sei que precisamos estar atento às mudanças, especialmente com os jovens, precisamos procurar novas metodologias, efetuar mais treinamentos com os professores, enfim, precisamos trabalhar muito para constantemente procurar a excelência no ENSINO DA PALAVRA DE DEUS, mas precisamos ter consciência de que estamos aqui para ADORAR À DEUS acima de todas as coisas e as demais coisas vão sendo nos acrescentadas. É da natureza nossa sempre dificultar algo que julgamos menos importante, daí talvez a explicação para o fato de estarmos dia a dia perdendo alunos dentro da ESCOLA DOMINICAL.
O que nos resta então é colocarmos DEUS acima de tudo, ou seja, acima de todas as nossas prioridades e enxergar a ESCOLA DOMINICAL como uma ESCOLA BÍBLICA onde iremos crescer ESPIRITUALMENTE.
Lembremos que ao fazermos uma leitura da PALAVRA DE DEUS [BÍBLIA] sozinho, nem sempre conseguimos entender o que DEUS quer nos dizer, por isso na ESCOLA DOMINICAL podemos tirar todas as dúvidas, expor nossas ideias, trocar experiências e consequentemente aprender mais.
Aproveito também para lembrar que a liderança também deve participar ativamente da ESCOLA DOMINICAL, para que através do seu exemplo talvez possam trazer muitos outros para esta ESCOLA maravilhosa.
Convido, portanto, a refletirmos nestes fatos e que se você se sentir tocado a aprender mais da PALAVRA DE DEUS, venha conosco nesta caminhada CRISTÃ, participando também da ESCOLA DOMINICAL.
Concluo esta reflexão lembrando uma frase interessante de Franklin Clark Fry que menciona o seguinte: “a pessoa que diz que crê em DEUS, mas nunca vai à ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL, é como a que diz que crê na educação e nunca vai para a ESCOLA”.
Pense nisto… Aguardamos você na ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.
Presb. Waldemar de Lucca Jr.
Colégio Internacional
Esta informação acima está na coluna “Há 50 anos” na edição de hoje (10/08/18) do Correio Popular. Mas vale conhecer um pouco mais da história, a partir de um texto de Paulo Augusto Moraes, adaptado aqui:
Em 1869, os missionários presbiterianos Revdo. George Morton e Revdo. Edward Lane fundaram o “Colégio Internacional”, que segundo Boanerges Ribeiro “foi a primeira escola protestante a desenvolver-se no país e a atrair os filhos dos notáveis da terra”, política adotada tanto por católicos como por protestantes. O Revdo. Erasmo Braga, um dos mais notáveis pastores protestantes brasileiros do século XX, afirmou que tanto a “Escola Americana de São Paulo” (atual Universidade Mackenzie) como a “Escuela Popular de Valparaiso” foram criadas em 1870 e o “Instituto Internacional de Santiago”, Chile iniciou suas atividades em 1873. Isto confere ao colégio de Campinas o status de ser a escola protestante mais antiga da América do Sul.
O Instituto Internacional trouxe uma proposta pedagógica completamente nova, que naquele momento poderia ser considerada como revolucionária. Ribeiro afirma que o “Colégio Culto à Sciência” precedeu Morton em Campinas e foi a expressão da presença de aspirações à reforma do sistema pedagógico ; mas foi Morton quem ofereceu um modelo escolar novo, criado na cultura protestante norte-americana, cuja viabilidade afinal veio a ser demonstrada por Horácio Lane (de São Paulo) [Mackenzie College] ; esse modelo foi adotado e realizado com as reformas do sistema pedagógico pedidas pelos tempos novos republicanos”.
Estudaram no Colégio Internacional os filhos de pessoas como Bernardino de Campos, Hercules Florence, Cel. J. Quirino dos Santos, Manoel Ferraz de Campos Salles, João Pupo Nogueira, entre outros. Alguns dos alunos vieram a ocupar, posteriormente, importantes cargos na vida pública brasileira, como José Pereira de Queiroz e J.C. Alves de Lima, futuros senadores da República.
Apesar de funcionar desde 1869, parece que somente em 1873 o colégio atingiu sua forma mais definitiva. Já em 1874 contava com 144 alunos. Em 1875 esta experiência educacional mereceu a visita de D. Pedro II, fato que se repetiu por mais duas vezes. O imperador mostrou-se satisfeito com o que viu. Também a instituição foi visitada pelo Conde D’Eu, esposo da herdeira do trono. Em 1878 foram matriculados 187 alunos, número bastante expressivo para a época.
Seu trabalho foi coroado de sucesso. O Colégio Internacional continuou crescendo em número de alunos e no respeito diante da opinião pública, merecendo elogios de Rangel Pestana, respeitado jornalista republicano do jornal “A Província de São Paulo”.
As igrejas presbiterianas da região desenvolveram-se de maneira bastante expressiva sob os cuidados pastorais do Revdo. Lane. O missionário também atuou no cotidiano da cidade, propondo melhoramentos e ampliação dos serviços públicos. Parece ter contribuído muito positivamente também para o “…prolongamento da antiga linha de bondes para o Guanabara”.
Em 1892 Campinas foi atingida, uma vez mais, por uma violenta epidemia de febre amarela. A situação era de extrema gravidade, como se pode depreender das palavras deixadas pela missionária Kate Bias: “A cidade estava quase deserta. O sino da igreja católica não cessava de dobrar a finados, grave e profundo. Nunca mais vou me esquecer de seu som…. Eu estava convalescente em meu quarto. Mr. Thompson, no antigo quarto de Miss Kemper, do outro lado da saleta. De madrugada ouvi barulho, como de mesas arrastadas, e compreendi o que acontecera, mas ninguém me procurou. Pus as meias e abri silenciosamente a porta; vi-o estendido em uma mesa. Voltei para a minha cama chorando por causa da grande perda que acabávamos de sofrer…. Foi sepultado de manhã cedinho; acredito que apenas Mr. Tucker e Mr. Rodrigues acompanharam o féretro”.
O colégio foi fechado e muitas pessoas deixaram a cidade. O Revdo. Lane, embora tivesse sido alertado para o risco que corria, entendeu ser seu dever pastoral permanecer, cuidando das pessoas doentes da sua igreja e de quem quer que necessitasse de ajuda. O trabalho era muito e por fim, o missionário contraiu a doença, vindo a falecer em 26 de Março de 1892.
Atualmente, no terreno onde erguia-se o “Colégio Internacional”, existe hoje apenas parte da história (talvez pouco conhecida) de Campinas, mas que “marcou uma época e abriu novos horizontes ao ensino no Brasil”, está o Seminário Presbiteriano, (Av. Brasil – Jardim Guanabara) uma das mais respeitadas instituições de ensino teológico protestante (o mais correto seria usar o termo “reformado”) da América Latina.
SAIBA O QUE ESTAMOS FAZENDO
SAIBA O QUE ESTAMOS FAZENDO
Junta Diaconal Informa: Você sabia? Que em 2017 a Junta Diaconal doou 200 cestas básicas, totalizando 5,6 toneladas de alimentos. Faça parte! Colabore doando alimentos.“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;” Mateus 25:34,35
Preencha a Pesquisa
SAIBA O QUE ESTAMOS FAZENDO
Através da JUNTA DIACONAL, em 2017 foram realizados 84 ATENDIMENTOS a pessoas necessitadas que vieram à Igreja em busca de ajuda, durante os cultos da manhã e da noite. Os motivos foram diversos: alimentos, roupas, cobertores, ajuda médica, remédios, passagens de ônibus, desemprego, encaminhamento para ATAV e oração.
Novos Site e Aplicativo da Igreja Presbiteriana de Campinas!
Nosso novo Site está mais moderno e objetivo.
Nosso novo Aplicativo, além dos Boletins Dominicais, agora disponibiliza também Sermões e Mensagens, Últimas Notícias, Galeria de Fotos, informações acerca das Sociedades Internas, a Bíblia (Versão Revista e Atualizada) e o Hinário Novo Cântico.
Cânticos de Louvor
Devocionais Diárias
A partir deste mês de novembro, disponibilizaremos diariamente o Devocionário Diário 2017: Alegria Inabalável, por John Piper.
Estes breves e profundos devocionais buscam alimentar sua alegria em Jesus todos os dias do ano. Para isso, o blog Desiring God identificou os 365 melhores excertos do conteúdo de 30 anos de ministério de John Piper e que poderiam ser compreendidos fora do contexto original. O alvo é que você possa mergulhar diariamente e rapidamente e possa extrair algo inabalável que fomente sua alegria em Deus.
Você poderá acessar pelo nosso Aplicativo no menu Devocionais ou pelo nosso site: www.ipcamp.org.br/devocionais .
Todo dia um áudio novo.
Confira!
IPCamp no Programa Espaço Cidadão
Apresentado no domingo 17/09, tratando das oficinas realizadas na IPCamp, com a participação das irmãs Beth Vida (falando sobre a Sala de Artes) e Keila Mendes (falando sobre a Sala de Costura) pela Rádio Brasil de Campinas (AM 1270).
“O Espaço Cidadão” é apresentado pelo jornalista Eduardo Nasser.
Confira: