Um novo tempo

Um novo tempo

 

Somente quem nasceu recentemente e não tem ainda capacidade de afirmar seus gostos pessoais é que não emite opinião da canseira que é ouvir ao final de cada ano a cantora Simone com a música “Então é Natal!” ou a vinheta da Rede Globo dizendo que “Hoje é um novo tempo!”. Duas melodias que chegam junto com dezembro e insistem em querer se fazer novidade para a espera do ano novo. Mas, como diz a expressão atribuída equivocadamente a Albert Einstein, “A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”. A reflexão que parte das informações acima nos levam a pensar que o mundo não oferece nada de novo para fazer com que o próximo período seja diferente. Tudo igual, às vezes uma maquiagem diferente para o igual, mas a mesma coisa no final das contas.

Jesus foi quem falou, assentado no trono, “Eis que faço novas todas as coisas.” (Ap 21.5). Então novo tempo que pode fazer acontecer é Cristo. Por isso que a igreja cristã faz tanta festa pelo Natal. É porque compreende que só em Jesus há nova vida para quem O recebe. É Jesus quem transforma o coração insensível, petrificado, distante de Deus, em um coração maleável, pronto, disposto a servir, próximo de Deus. Ele que nasce dentro do ser humano e tira a tristeza, a falta de paz, a vida sem propósitos e coloca ali a alegria de viver e o fruto do Espírito Santo, renova a consciência e desperta para novos alvos.

A novidade de vida não será apenas na glória eterna, mas começa a partir do momento em que Cristo vem ao seu encontro e o ajuda a compreender que longe do Criador só existe tristeza e trevas, incertezas quanto ao futuro e frustração e insatisfação contínuas. No Emanuel a vida brilha, há segurança e garantias da presença do Senhor nas lutas, há promessas de vida até depois da vida e a compreensão de que, mesmo insuficientes os nossos esforços, Ele é capaz de suprir as nossas falhas.

Estamos no Advento, celebrando um novo tempo aguardado centenas de anos antes do nascimento de Jesus, celebrando um novo tempo que confirma as obras e palavras desse mesmo Jesus, celebrando um novo tempo que será da manifestação da sua volta, quando poderemos deixar todas as coisas materiais e terrenas para trás, para uma vida plena de glória. Isso sim é novo!

Então, que o seu Natal seja a celebração do novo tempo em Cristo!

Rev. Carlos Eduardo

Compartilhar: