Escola Bíblia Domincal

No 3º domingo de setembro é comemorado o Dia da Escola Dominical.

Para muitos, um sistema falido de ensino. Estes pensam que a igreja precisa se modernizar, acompanhar a evolução do mundo, as mudanças oferecidas pela sociedade. E essa Escola Dominical é um verdadeiro atraso de vida. Razão que justifica que em tantas igrejas já tenham abolido este trabalho, concentrando todo ensino numa pregação do culto. Isso pode explicar porque algumas pessoas que até poderiam, deixam de participar das aulas bíblicas. Mas também explica porque há tanta gente sem conhecimento bíblico e experiência cristã.

Mas aqui pensamos exatamente o contrário. A iniciativa de Robert Raikes (1780 em Gloucester, Inglaterra) para tirar os meninos das ruas e ensinar-lhes matérias comuns – mas especialmente a Bíblia, se tornou a precursora da educação pública e até 1831 havia educado 1.250.000 crianças, nas que foram tidas como as primeiras escolas do sistema educaci onal público Inglês. Raikes amava a filantropia e era um crente piedoso, leigo, mas de intensa devoção a Deus, manifestando isso na educação cristã.

Se para alguns o sistema da Escola Dominical é obsoleto, o que dizer no ensino das escolas seculares de hoje? Aqueles que são pais, avós, responsáveis pelos menores, estão certos de que a melhor educação é a que vem do atual sistema? Veja o que é ensinado acerca de moral, de ética, de civismo, de gênero e tire as conclusões para ver onde estamos falidos! A escola de hoje não se ocupa apenas com as informações intelectuais e acabam por moldar muito da maneira de pensar e agir, e dependendo de quem o faz levará os alunos a caminhos sinistros!

Quando a Palavra de Deus diz que devemos ensinar a criança no caminho em que deve andar (Pv 22.6), ou mesmo inculcar neles os princípios bíblicos (Dt 6.7), quando os compromissos feitos pelos pais no batismo de seus filhos de ler a Bíblia com eles, orar com eles, ser exemplo de piedade e fé, vir à igreja e trazer os filhos consigo, enfim, quando tudo se faz e na Escola Dominical se buscam as ferramentas para o êxito nestas tarefas, o resultado é certo: quando crescerem terão a semente do evangelho em seus corações e serão adultos melhores em todos os sentidos!

Certa ocasião duas mães conversavam sobre o futuro dos filhos, quando saíssem de casa para morar fora. Uma toda cheia de insegurança e medo, preocupada se o filho andaria por caminhos bons ou maus, teria comportamento adequado, etc. Do outro lado, a outra mãe toda segura apenas dizia: eu sei como e onde meu filho foi educado! E estava fazendo referência à Escola Dominical.

Veja qual sistema vai ajudar a você, seus filhos, sua família a viver melhor. E tome muito cuidado para que um sistema falido não provoque o mesmo em sua casa.

 

Rev. Carlos Eduardo

Compartilhar: