Recomeços

Recomeços
“Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se” Lucas 15.23-24

 

Todos nós em pelo menos algum momento da vida, já precisamos de um novo recomeço, uma nova oportunidade. Planos frustrados, escolhas erradas, falta de planejamento adequado… independentemente da causa, recomeçar faz parte da nossa jornada. A cada novo dia, Deus nos tem dado novos recomeços a novas oportunidades, pois suas misericórdias se renovam a cada manhã e são a causa de não sermos consumidos.

A parábola do filho pródigo retrata exatamente esta situação: um jovem rebelde que age por impulso, de forma equivocada e imprudente, seguindo seu coração corrupto e abre mão da companhia e do amor do pai. Em contrapartida, um pai, que mesmo rejeitado pelo seu filho, ao vê-lo retornando pra casa, moribundo, sai correndo ao seu encontro, o abraça, o beija, o perdoa, o aceita novamente, dando-lhe a oportunidade de um novo recomeço.

Não precisamos chegar no “fundo do poço”, como o jovem da parábola, mas caso isso aconteça, é possível recomeçar. Necessitamos de arrependimento sincero e o reconhecimento do nosso erro. A expressão bíblica diz “…caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!”. Houve um momento em que aquele jovem percebeu o erro que havia cometido e a partir daí, faz o caminho de volta.

O arrependimento sincero é evidenciado pela atitude tomada: “Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti…”, aceitando até mesmo ser tratado com um dos trabalhadores de seu pai. A grande e grata surpresa foi ser recebido por um caloroso abraço apertado, um beijo carinhoso, que expressava o amor misericordioso de seu pai, o aceitando novamente.

Quem não precisa de recomeços? Aproveite os recomeços que Deus nos tem dado diariamente. Cada novo dia é uma nova oportunidade de construirmos algo melhor que glorifique a Deus, que evidencie nosso arrependimento e que expresse nosso aprendizado. Cada novo dia é um recomeço e Deus estará lá, de braços abertos, nos recebendo com amor. Não importa onde você tenha parado ou se perdido. Volte pra casa do Pai e recomece sua caminhada com Ele.

 

Rev. Flávio Viola Machado

Compartilhar: