Quantas Primaveras você tem?

“O inverno já acabou e a chuva já passou. as flores estão crescendo e chegou o tempo em que os pássaros estão cantando nas árvores. a primavera chegou” – Cantares 2.11,12 – BV

Essa é uma pergunta que pode identificar de qual período você é… Os mais velhos não se referiam à idade perguntando “Quantos anos você tem?”, e sim “Quantas primaveras?”. A expressão fazia lembrar o tempo de renascimento de tudo, a própria natureza se renovando para um novo ciclo, a beleza das flores que surgem e identificam a estação. Assim se marca a primavera, estação das flores que vem após o inverno. No lado sul do planeta, inicia no equinócio de setembro e acaba no solstício de Dezembro. Contrapõe ao inverno que deixa as pessoas encolhidas e escondidas pelo frio (que em outros tempos chegava com rigor), pois na primavera as pessoas querem ver nas ruas as flores e por isso precisam sair e desentocar.

A vida é assim, não só pelas estações do ano. Mas os nossos ciclos da existência são marcados por ocasiões especiais. Quantas vezes vivemos invernos terríveis, tempos de introspecção, de recolhimento, de não querer sair para ninguém, mas passados estes dias, Deus renova em nós a vida e a alegria da esperança Nele. Por isso a Escritura diz que “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30.5) e também nos faz lembrar ao próprio coração quando diz “Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu” (Sl 42.5,11; 43.5).

Todas as estações são importantes para o ciclo da vida. É a maneira pela qual Deus estabeleceu os períodos de descanso da terra para ter novo vigor e produzir para o nosso sustento. Dessa maneira também podemos ver como Deus usa de cada tempo da nossa vida para cuidar de nós. Nos momentos mais tensos, nos dá segurança da sua presença para que, ao final deles, o sentimento seja como o da vida que renasce, florida, alegre, para um novo tempo de novos projetos, novas conquistas e novas bênçãos.

A natureza cumpre com um plano bem definido pelo Criador, e por isso as coisas acontecem a seu tempo e dão certo. Se nós cumprirmos em obediência à vontade de Deus, também a nós as coisas acontecerão a seu tempo e ao final trarão o bem. Esse é o ensino bíblico do apóstolo Paulo quando afirma “que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8.28).

Aproveite da vida com entusiasmo, em toda sua plenitude, mas faça isso no Senhor. Vai ver como a primavera acontece todo dia e a alegria e esperança renascem no coração!

Veja qual sistema vai ajudar a você, seus filhos, sua família a viver melhor. E tome muito cuidado para que um sistema falido não provoque o mesmo em sua casa.

 

Rev. Carlos Eduardo

Compartilhar: