Qualidade de vida

Qualidade de vida

“Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos
Provérbios 3.7-8

 

O livro de Provérbios que tem como um de seus temas principais a busca pela sabedoria, é repleto de pensamentos e ensinos que apontam para a importância das escolhas que fazemos ao longo da nossa vida e de suas consequências. Livro de caráter bem prático e de fácil entendimento. O grande desafio é transformar todo conceito ensinado em ações, colhendo desta forma os frutos abençoados de escolhas bem sucedidas e direcionadas por Deus.

Não podemos ser sábio aos nossos próprios olhos, afinal, sabedoria se aprende, vem de fora pra dentro, e se depender de nós mesmos, “enxergaremos” a vida de forma distorcida e equivocada. Por várias vezes ouvimos e até usamos a expressão “quem vê de fora da situação, enxerga melhor” afinal, consegue ter imparcialidade, ser mais racional e consequentemente perceber com mais clareza a situação. Nossos próprios olhos são contaminados com o DNA do pecado e por isso não podemos “achar” que temos as melhores soluções ou que faremos as melhores escolhas firmados em nossos próprios conceitos tão limitados e equivocados. Precisamos de um “olhar de fora” que nos oriente de forma inequívoca. Precisamos do “olhar do Senhor” sobre nós!

Temer ao Senhor é confiar que Ele está no controle e sabe o que é melhor para todos nós. É entender que Ele nos orienta e conduz por Sua vontade, que é “boa, agradável e perfeita” (Rm 12.2). É ter a certeza de que os princípios estabelecidos por Ele em Sua Palavra, são a fonte da sabedoria que vem do alto que tanto nos abençoa. Temer ao Senhor é confiar plenamente Nele. Somente temendo verdadeiramente a Deus, teremos o discernimento necessário para nos apartarmos do mal.

As consequências para quem busca a vontade de Deus, submetendo-se inteiramente a Deus e consequentemente evitando o caminho do mal, são maravilhosas! O texto nos fala de saúde para o corpo e refrigério para os ossos. Esta é a verdadeira qualidade de vida! Bênçãos decorrentes da obediência que alcançam todos que vivem sinceramente na dependência do Pai, sendo conduzidos pelo Santo Espírito.

Que Deus nos dê esta sabedoria. Que saibamos buscar a vontade Dele! Que não tomemos decisões precipitadas ou direcionadas por sentimentos enganosos…ao contrário, sejamos sempre prudentes e sensíveis à voz do Senhor…e que vivendo assim, possamos “colher os melhores frutos” debaixo da bênção e proteção do nosso Deus!

Rev. Flávio Viola Machado

Compartilhar: