Primeiro a saber

Primeiro a saber

 

Você já deve ter participado de festas em que o homenageado corta o bolo e “honra” algum convidado oferecendo o primeiro pedaço. Conforme de quem é a festa, há uma expectativa criada acerca de quem receberá esta “honraria”. Ou, talvez, quando um casal descobre a gravidez, pensar em quem será o primeiro que ficará sabendo tanto da gravidez quanto se será um menino ou menina. Ou ainda ao receber uma oferta de trabalho, com quem trocar informação em primeiro lugar para ter segurança na decisão…

Vamos pensar no Natal. Você já viu quem foi o primeiro “honrado” em saber que Jesus viria ao mundo? Leia novamente a história da vinda de Cristo. Mas leia desde o começo. Não fique apenas com as informações da hora do parto. Leia desde Gênesis e vai perceber que o primeiro contemplado foi Satanás! Sim, registrado em Gn 3.15. O descendente da mulher é o Cristo que viria para pisar a cabeça da serpente. Enquanto olhamos para os personagens dos presépios montados com pastores, magos, familiares, animais, anjos, o primeiro pedaço do bolo, ou a notícia levada em primeira mão, ou o compartilhar do novo projeto em primeiro lugar é uma “honraria” concedida ao inimigo de nossas almas!

Dentre os personagens do natal, nunca relacionamos Satanás como participante. Mas ele recebeu esta notícia antes de todos os outros. Mas para ele, o bolo tinha gosto amargo, a notícia não gerava alegria, o projeto destruía suas intenções principais… O natal começa em Gênesis, desde a criação, apesar da queda. O natal é a experiência da salvação manifestada fisicamente no Filho, anunciada milhares de anos antes do parto de Maria. O natal de Jesus se estende para antes e depois do nascimento em si. Se antes as pessoas viviam na expectativa da Sua vinda, no depois vivemos a concretização das promessas.

Natal não é a experiência da festa, mas a transformação da vida. O próprio Messias disse “eu sou a vida, eu sou a ressurreição, eu sou o pão, eu sou a água da vida” e outras afirmações mais. Aquilo que de mais básico para a vida Ele é, aquilo que de mais eterno para a alma Ele é. Sobre Ele foram colocados os pecados todos, para que sobre nós fosse colocada a justiça divina.

Mesmo na surpresa do primeiro a saber disso tudo, mesmo na “frustração” de não ter sido o primeiro a ser honrado com a notícia, o fato em si não será alterado: Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, e como diz o apóstolo Paulo, desses eu sou o principal! (1Tm 1.15).

Rev. Carlos Eduardo

Compartilhar: