O que ensina

O que ensina

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo”
Romanos 12.7

 

O mês de outubro reserva várias ocasiões comemorativas e feriados. Dia das Crianças, dos Professores, da Reforma Protestante, além das datas de celebração de variadas ocupações, algumas delas até desconhecidas. É próprio do ser humano o desejo de se alegrar na vida, celebrar conquistas, homenagear esforços. Dessa maneira somos estimulados e incentivados na continuação das atividades propostas.

Nesta segunda, 15/10, é Dia do Professor. Quem não se recorda daqueles que marcaram a história? Quem lhe ensinou a ler, ou foi o preferido nos tempos de ensino fundamental? Qual foi especial no conselho que ajudou na opção pelo curso superior ou profissional? Os professores são marcas positivas a todos nós, até mesmo os mais severos que cobravam demais o desempenho.

Mas queremos homenagear também os que compartilham sua fé, como professores da Escola Bíblica Dominical. Alguns pela experiência da vida, pelo conhecimento bíblico adquirido ao longo de anos de caminhada com Cristo, pelo apreço pelas Escrituras, se dedicam a compartilhar o que pode transformar o coração e ensinar o caminho da Vida Eterna.

De uma forma ou de outra, somos ensinadores. Uns terão a bênção de uma formação profissional para o exercício do magistério, outros terão a graça de uma formação divina para o ministério, mas todos temos a responsabilidade formada em nós para ajudar os que estão ao nosso redor. E o que deixamos transparecer a eles naquilo que fazemos ou falamos? Tudo é ensino.

Filhos aprendem com os pais, não só pelo discurso, mas pelo comportamento, o que é fé e confiança. Eles veem o comportamento desesperado ou confiante na hora de algum aperto, eles ouvem a gritaria nervosa e briguenta ou as orações em busca de sabedoria em Deus. São os pais professores ensinando aos seus mais preciosos filhos alunos.

Mas a palavra de hoje é para honrar aos que receberam de Deus a capacitação de compartilhar sabedoria, cultura e vida a tantos outros, bem como aos que receberam o dom de transmitir os fundamentos da fé e do temor a Deus para salvação em Cristo.

Que Deus abençoe e alegre seus corações no exercício do ensino!

Rev. Carlos Eduardo

Compartilhar: