Não sub imagem ou menos imagem

Não sub imagem ou menos imagem

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”
Gênesis 1.27

Nessa semana muito se falou acerca da importância do Dia Internacional da Mulher. Muitos quadros comparativos sobre emprego, salário, projeção, além dos índices de feminicídio, machismo, etc. Esses dados são muito importantes para o resgate do respeito, do valor do ser humano, da consideração pelo próximo.

E de fato, tudo começa pela maneira com a qual o homem se relaciona com Deus. O temor a Deus nos faz ver a natureza criada e o ser humano criado como a execução da Palavra dada no início de tudo. Ou seja, olhar para a natureza e nos preocuparmos com o meio ambiente não se restringe a isso em si, mas porque lembramos que a terra pertence ao Senhor e a natureza foi criada por Ele. Então respeitamos o Dono e amamos o que o Dono nos oferece para ser parte da vida.

O mesmo acontece com as relações interpessoais. Sabendo que o homem e a mulher foram criados à imagem do próprio Deus, isto só já deveria bastar para entendermos a questão do respeito mútuo, a consideração, o direito do outro. Não por ser homem ou por ser mulher, mas por serem a imagem do próprio Deus! Um não é sub imagem do outro, nem menos imagem que o outro.

As datas do calendário tentam reforçar uma lembrança ou consideração perdidas, quando um grupo se estabelece sobre outro, e se busca um reequilíbrio das partes nas homenagens pontuais. Não haveria necessidade do dia da Mulher, do Homem, do Negro, do Branco, do Índio, do Imigrante, do Portador de Necessidade Especial, entre tantos, se olhássemos o outro debaixo da perspectiva de Gênesis, onde cada um de nós faz lembrar nossa origem no próprio Deus!

A luta pelo direito através da justiça e seus tribunais apenas identifica que o princípio do respeito entre as pessoas se perdeu em algum momento anterior. Sempre será assim.

Damos graças a Deus pelas mulheres que estão aqui entre nós. Não pela “fragilidade” ou porque sejam menores que os homens, pois estas premissas não existem. Damos graças porque foram criadas à imagem de Deus, e isto basta para o respeito e honra sejam também dedicados a elas.

Rev. Carlos Eduardo

Compartilhar: