ESCOLA DOMINICAL

ESCOLA DOMINICAL

Bênção que vem pelo aprendizado bíblico

 

O 3º domingo do mês de setembro destaca a celebração do Dia da Escola Dominical. Esta é importante meio de edificação e evangelização da Igreja, muito embora haja “crentes” que tornem seu valor insignificante. É na Escola Dominical que aprendemos a Bíblia, convivemos mais de perto com as coisas de Deus, nos envolvemos nos detalhes do que o Pai Celeste requer de nós.

É lamentável quando pessoas veem a Escola Dominical como um incômodo para o domingo, Dia do Senhor, por precisar passar mais tempo na Igreja, ou, em caso de líderes, preparar aulas para serem ministradas. Quando descompromisso e irresponsabilidade são adjetivos em alguém, interesse e atenção para com a Escola Dominical inexistem.

Mas, bem-aventurado é aquele que estabelece prioridades em sua vida, e dentre elas tudo o que se refere ao andar com Deus ocupa o primeiro lugar, pois coloca a Escola Dominical como de grande importância para sua própria formação espiritual, moral, pessoal. Não se habitua em chegar atrasado, participa das aulas, evita de faltar a todo custo, oferece sugestões, apresenta-se para ajudar, etc. Basta ver o resultado disso na própria vida de quem assim procede.

A Escola Dominical não é uma parte da Igreja; é a própria Igreja ministrando ensino bíblico metódico para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Seu objetivo não é apenas transmitir informações bíblicas aos alunos, mas atingir-lhes o coração através da Palavra de Deus, para que aceitem a Jesus como Senhor e Salvador, cresçam na comunhão com o Pai Celeste através do testemunho de santidade e do serviço a Jesus Cristo.

Pregação e ensino andam juntas no Reino de Deus. A pregação, nos cultos, é tão importante quanto o ensino que vem da Escola Dominical. São atividades que se complementam, e não se excluem (como alguns imaginam, e “escolhem” uma delas com a qual cumprirá sua obrigação religiosa dominical). Não existe, no mundo todo, outra escola com 238 anos de fundação; não existe, no Brasil, escola com 163 anos de atividades ininterruptas. Desde Robert Raikes (Inglaterra, 1780) ou Sarah e Robert Kalley (Brasil, 1855) a Escola Dominical não perdeu seu objetivo principal: levar o amor e salvação de Jesus a todas as pessoas, em todos os lugares.

Participe da Escola Dominical e traga outros para participarem também.

Rev. Carlos Eduardo

Compartilhar: