Deus feito à nossa imagem, semelhança e gosto...

Deus feito à nossa imagem, semelhança e gosto…

Todos nós temos opinião a dar para tudo. Até às vezes, mesmo sem qualquer conhecimento jurídico ou material, queremos nossa voz ouvida. O difícil é que, nestes tempos que vivemos, muitas conversas só tem o lado da fala e não o lado da escuta. Complicado conversar com pessoas ou grupos cujo conceito é “o que eu penso está certo; o que você pensa é errado”. Temos isso de um e outro lado.

A semana pós Páscoa se mostrou novamente com embate de lados a partir de deliberações jurídicas da corte maior. O resultado, qualquer que fosse, não tiraria Deus do controle da história. O problema está nessa dimensão de quem é Deus! Se a decisão combina com o que eu quero, Deus agiu. Se não combina é articulação humana. Um resultado contrário ao que se deu só inverteria as falas acerca desse Deus.

Um Deus que o homem projeta, deve fazer o que ele quer. Por isso o salmista exorta os que fazem seus ídolos que não falam, não andam, não agem e são inúteis, dizendo “tornem-se semelhantes a eles os que os fazem, assim como todos os que neles confiam” (Sl 115.8). E há muita gente criando um deus para si, requerendo dele as respostas positivas para seus anseios.

Em momentos como esse, e o ano ainda trará muitas decisões importantes ao país, a submissão à vontade de Deus é a compreensão de que Ele está acima de tudo, dirige a história e saberá sempre o que é melhor aos seus filhos. É preciso crer nisso e confiar, mesmo que o coração queira estabelecer de “que tipo de deus eu gosto mais”.

As expressões bíblicas devem fortalecer nossas convicções: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Is 55.8,9), e ainda “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jr 29.11-13).

Estamos em tempo de constante intercessão pelo país e seus líderes. Muito mais do que em tempo polarização. Que os cidadãos do Reino dos Céus sejam prontos a atuar em uma história que precisa urgentemente de sal e luz!

Rev. Carlos Eduardo

Compartilhar: