Deus conosco

Deus conosco

“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: DEUS CONOSCO.”
Mt 1.23

Quando relembramos mais uma vez a história do nascimento de Jesus durante este mês de dezembro, não podemos nos esquecer da importância da revelação do nome Emanuel, que traz a característica principal de Sua vinda a este mundo: um Deus que se torna homem “vestindo pele humana”, tornando-se como um de nós, habitando com homens comuns como eu e você. Emanuel, Deus conosco. Deus entre nós.

Esta foi, sem sombra de dúvidas, a maior prova de amor que Deus poderia dar! Enviar o Seu único Filho, que abriu mão de toda Sua glória e assumiu a forma de servo para salvar o Seu povo de seus pecados. Não foi um mero discurso. Deus agiu! Deus manifestou Seu amor de forma prática e palpável em Jesus: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1.14).

O “Deus conosco”, encarnado em Jesus, evidenciou este amor durante o Seu ministério de maneira clara: sujou seus pés nas ruas e estradas empoeiradas de Jerusalém, foi a casa de pecadores e pessoas “indignas” e desprezadas pela sociedade, ensinou com autoridade, curou doentes, restaurou a vista aos cegos, tocou e purificou leprosos, ressuscitou mortos. Chamou pecadores para O seguirem transformando suas vidas para sempre. Envolveu-se com a dor e o sofrimento de tantas pessoas. Entregou-se numa cruz, morreu e ressuscitou. Esta foi a maneira que Deus escolheu para revelar o Seu amor.

No final do evangelho escrito por Mateus, após a ressurreição de Cristo, encontramos mais uma vez a promessa de Sua presença entre nós: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.20). Ele não esteve apenas presente quando se encarnou há mais de dois mil anos… Ele ainda está conosco durante todos os nossos dias, sejam dias bons ou não. Ele está conosco! Ele ainda é “Emanuel”: o Deus que se envolve com a nossa história, que cuida de nós, que nos abençoa, que se importa conosco!

Que esta certeza tome conta do nosso coração: Deus nunca nos desampara! Ele é Deus presente, o maior presente que poderíamos ganhar. Que esta presença constante de Jesus seja a razão da nossa alegria e fé. Por causa Dele, tenhamos todos um FELIZ NATAL!

 

Rev. Flávio Viola

Compartilhar: