Desapego!

Desapego!

“…porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”
Mateus 6.21

 

Vivemos num mundo consumista. Tentam nos convencer que precisamos ter os celulares mais modernos, as roupas mais caras, o carros mais potentes, os computadores mais novos e tantas outras coisas…e que se não for assim, seremos infelizes e frustrados. Será que isso é verdade? Depende de onde está o nosso coração e de quais são os “tesouros” que carregamos nele.

Jesus trouxe ensinos preciosos e indispensáveis à uma vida abençoada e equilibrada. Ele nos conduz à uma vida mais simples, livre de acúmulos, fardos e tantas coisas desnecessárias. Ele nos ensina o que realmente é importante e nos oferece “descanso para alma”.

Há um programa na TV chamado “Acumuladores Compulsivos” que mostra exemplos de pessoas que por diversas razões, acumularam tantas coisas e até mesmo tanto lixo ao longo da vida, que literalmente se tornaram escravas desta compulsão. Os casos retratados são exemplos extremos que evidenciam algum tipo de distúrbio mental. Diante disso, fica a pergunta: será que realmente precisamos de tudo o que temos? Pensando de forma mais ampla: será que também não acumulamos sentimentos e lembranças que já deveriam ter sido abandonadas e que tanto nos prejudicam?

Jesus nos exorta para “juntarmos tesouros nos céus e não acumularmos aqui na terra”, ou seja, devemos ter uma vida mais simples, com mais desapego das coisas e dos sentimentos que nos escravizam. Devemos compartilhar aquilo que é bom e pode abençoar alguém. Devemos ter os melhores tesouros guardados em nosso coração: os valores e as verdades que vem de Deus e que nos libertam de uma vida compulsiva.

Podemos dizer que Jesus é nosso maior tesouro? Será que estamos tão preocupados em ter, adquirir… e desta forma acabamos nos esquecendo de que o que traz verdadeiro sentido à nossa vida não pode ser comprado? Amor, paz, esperança, alegria, fé…nada disso está a venda!

É hora de aprender o desapego e o abandono de tudo aquilo que tem nos impedido de uma vida de mais comunhão com Deus e consequentemente mais leve e simples, na certeza de que Ele cuida de Seus filhos e sempre suprirá nossas necessidades. Confie no cuidado de Deus e cuide de seu coração não permitindo que ele se transforme numa “fábrica de ídolos”!

Rev. Flávio Viola Machado

Compartilhar: