Coragem, pois, e sê homem!

Seja homem!

“Coragem, pois, e sê homem!”
2 Reis 2.2

Hoje nosso calendário eclesiástico comemora o DIA DO HOMEM PRESBITERIANO. Claro que em uma oportunidade como essa a palavra bíblica precisa ser aproveitada. A exortação das Escrituras surge de um momento histórico quando o Rei Davi está por terminar seus dias e o jovem Salomão, seu filho, está prestes a assumir o trono. Tente imaginar a responsabilidade disso, o peso, o nome a ser mantido, a prosperidade crescente do reino. Enfim, provavelmente Salomão estivesse receoso de encarar a função.

Direto, Davi exorta o filho a permanecer fiel aos preceitos do Senhor. Enquanto isso se deu, o reino fortificou-se (2Re 2.12). Mas esse discurso começou numa expressão clara: sê homem! Era o fim da fase de mocidade ou adolescência. A função requeria maturidade, coragem, honradez, hombridade. O primeiro ato do novo rei não poderia apresentar fraqueza e dúvidas. Sê homem, dizia o grande e idoso rei!

Ninguém hoje está diante de assumir o trono ou a presidência, mas em todo tempo somos confrontados com decisões a tomar, posturas, testemunho. E o versículo bíblico repercute: seja homem! Em situações convenientes vemos homens se comportando como um leão, na discussão sobre futebol, política, piadas não próprias… Mas em outras ocasiões, não passam de meros cordeirinhos porque não assumem a fé, comprometem testemunho de Cristo, envergonham a Igreja de Jesus. Seja homem!

Quantos assuntos dos nossos tempos requerem dos homens presbiterianos a maturidade física e mental, requerem coragem e honra; quantos temas precisam ser tratados não por homens infantilizados, mas por homens tementes a Deus e tornam esse temor a motivação da vida. Para isso é preciso ouvir Davi: seja homem!

As esposas, as noivas, as namoradas, os filhos, os netos, os sobrinhos, os parentes, os amigos, os liderados esperam que ao seu lado esteja alguém que atenda a determinação e seja apoio, segurança, companhia, conselheiro. Esperam que ao lado esteja quem compreenda seu papel e tome para si a exortação, coloque-se no lugar de Salomão para ouvir do pai: seja homem!

Isto acontecendo, Deus será engrandecido, as pessoas ao redor serão abençoadas, e os homens presbiterianos estarão cumprindo seu papel no mundo de Deus. Então, seja homem!

 

Rev. Carlos Eduardo

Compartilhar: