Ação de graças para todos os dias

Ação de graças para todos os dias

 

Alguém, certa vez, escreveu: “Mesmo apesar de apertar meu cobertor e grunhir quando o despertador toca, obrigado Senhor, pois eu posso ouvir; há quem não pode. Mesmo apesar de manter meus olhos fechados contra a luz da manhã tão longo quanto possível, obrigado Senhor, pois eu posso ver; há quem não pode. Mesmo apesar de procurar permanecer na minha cama por maior tempo antes de levantar, obrigado Senhor, pois eu tenho a força para fazê-lo; há quem não pode. Mesmo apesar da primeira hora do dia ser uma loucura, quando meias estão “perdidas”, a torrada está queimada, a paciência é curta, e meus filhos falam/gritam tão alto, obrigado Senhor, pela minha família; há quem está sozinho. Mesmo apesar de nossa mesa do café nunca parecer como as figuras nas revistas e o menu ser às vezes desbalanceado, obrigado Senhor, pois nós temos comida; há quem só tem fome. Mesmo apesar da rotina de meu emprego ser frequentemente monótona, obrigado Senhor, pela oportunidade de trabalhar; há quem não pode. Mesmo apesar de resmungar e lamentar meu destino dia após dia e desejar que minhas circunstâncias não fossem tão modestas, obrigado Senhor, pela vida.”

Como é sua oração de gratidão de cada manhã ou do final do dia? Para alguns, o olhar alcança apenas os interesses próprios, egoístas, mesquinhos, que não enxergam outros em situação bem mais difícil. Por isso que gratidão é um sentimento conflituoso! Sim, porque a tendência é achar que devemos receber a atenção e os favores dos outros pela obrigação que os outros tem com isso. O coração contaminado pelo pecado fará sempre o seu dono achar que recebeu por merecimento apenas.

O efeito transformador de Cristo na vida gera um novo auto-olhar. Aí percebe-se o quão vazia é a vida e que se completa pela presença do Salvador. Daí se vê o quanto a Graça é que sustenta em todo tempo e é dada de maneira espontânea pelo Criador. Assim se enxerga o próximo, alvo da mesma presença e graça, a quem uma palavra de reconhecimento pode ser manifestada com o coração alegre.

A Bíblia nos ensina a sermos agradecidos em todo tempo e por todas as coisas. Veja a orientação do Apóstolo Paulo: Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai (Cl 3.15-17). Em 3 versículos, 3 menções a gratidão! Não foram escritas sem motivo.

Há motivos de gratidão a Deus? Certamente. Para todo tempo e para o tempo todo.

Rev. Carlos Eduardo

Compartilhar: