À imagem de Deus o criou.

… À imagem de Deus o criou.
Gn 1.27

Daqui a pouco tempo não haverá mais sinal analógico para a TV. Apenas digital, pois tudo se moderniza e a tecnologia serve para isso. Na promessa, imagens limpas, bem definidas, com possibilidade de interação com programas. Mas muitos que leem esse artigo vão se lembrar das antigas TVs preto e branco, grandes “caixotes”, pareciam mais um móvel que um aparelho eletrônico, ou depois, quando vieram as TVs de tubo coloridas. Era possível assistir os programas, ainda que necessário mexer tantas vezes na antena para procurar a melhor posição (ou apelar para o velho Bombril que, das 1.001 utilidades, uma era ajudar a TV). Mesmo no meio do “chuvisco”, dos “fantasmas”, daquelas faixas horizontais que corriam o tempo todo, dava para ver o que passava e não adiantava muito reclamar.

Quando Deus criou o homem, Sua imagem nele era perfeita. A glória de Deus se refletia naturalmente. Era a imagem mais bela de toda criação porque destacava o Criador. No momento em que o pecado começa a fazer parte dessa história, aquela imagem foi sendo escondida. Chegaram os “chuviscos”, “fantasmas”, barras horizontais… Tornou-se difícil ver na vida humana a mesma glória que era vista em Adão. As gerações foram passando e piorando ainda mais o que se assistia no homem. Mas olhando com atenção, os traços do Criador sempre estiveram ali.

Nossos dias mostram quanto esforço para destruir essa imagem no homem. Destorcem a criação, mutilam a criação, confundem a criação. É discussão de gênero, é discussão sobre minorias, é discussão sobre machismo ou feminismo, morticínio, feminicídio, infanticídio… A partir do momento em que a imagem de Deus foi desprezada no homem por conta do pecado, o desrespeito à pessoa humana é o desrespeito ao próprio Criador do homem! Desrespeitando a Deus, não há mais limites para o que se quiser fazer. Então o caos que temos junto da necessidade de nos prevenirmos e nos protegermos dos outros.

O encontro da pessoa com Cristo tira o lugar que o pecado ocupa tornando a imagem ruim e comprometida, e dá lugar à glória de Deus que torna a aparecer pois o comportamento, as palavras, o testemunho, a vida num todo passam a refletir a presença de Jesus no coração. E é para isso que devemos nos voltar, para a evangelização, quando podemos mostrar às pessoas que o resgate da imagem perfeita de Deus em nós, pela salvação em Cristo, recoloca o ser humano na condição honrosa de ser o melhor de toda criação, ao contrário do que hoje se vê.

E a imagem digital? Na glória eterna, imagem perfeita, limpa, com interação com o Criador! Nossos dias querem reformar uma imagem segundo o pecado, nós nos preocupamos em restaurar a imagem de Deus em nós.

Rev. Carlos Eduardo

Compartilhar: