Por mais trabalho

Por mais trabalho

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens.
Colossenses 3.23

Desde o princípio da criação, TRABALHO foi concedido ao homem para ser bênção. Essa foi a incumbência dada a Adão, e isso não lhe era pesado. Foi o resultado da desobediência que trouxe uma outra perspectiva de observação disso, deformando a proposta de Deus para realização e complementação do homem.

É por esta razão que muitos acabam vendo o trabalho como castigo, como competição pela oportunidade e renda, como momento de autoafirmação etc. Se a ideia original fosse mantida, certamente todos empatariam na promoção de funcionário exemplar, com fotos expostas lado a lado, ocupando as paredes do local de trabalho.

Os indicadores mostram como nosso país vive dias difíceis nessa área. A base formada pelos que mantêm o assistencialismo de tantos está diminuindo constantemente; empregos estão sendo oferecidos em menor escala; a informalidade prejudica a produção e o crescimento… enfim, podemos passar horas num debate sobre isso. Somente porque perdeu-se a visão da bênção que é o trabalho ao ser humano.

Na criação, Deus mostra consideração ao homem fazendo-o administrar Seus bens. Assim é desrespeito ao ser humano privá-lo da oportunidade do desenvolvimento funcional. E como tudo entra numa escala de reprodução, o homem desrespeita o trabalho quando faz de qualquer maneira ou apenas para autossatisfação.

A Bíblia, que opina sobre todos os assuntos, também nos diz que tudo que fizermos deve ser feito para o Senhor. Não apenas os trabalhos da Igreja, não apenas as coisas que nos entretêm, não apenas as que se voltam a nós mesmos… “Tudo” quer dizer 100%. É dessa forma que Deus nos quer ver trabalhando. Para Ele. Honrando e respeitando a possibilidade de servir em qualquer área da existência humana. Alguns o fazem diretamente relacionados às pessoas, outros atuam em ambientes que, ao final, devem chegar ao benefício das pessoas, mas todos estão no campo do serviço.

Entenda que a porta que Deus abre se torna seu campo de ministério e testemunho. Assim, sua oportunidade de trabalho será seu púlpito, para exposição pela sua vida, da própria Palavra de Deus. Sendo assim, que Deus nos dê mais trabalho, em qualquer sentido que queira ler a expressão.

Que Ele nos ajude.

Rev. Carlos Eduardo

Compartilhar: