Mocidade Presbiteriana

Mocidade Presbiteriana

“Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.
1 João 2.14

 

O terceiro domingo de Maio para a Igreja Presbiteriana do Brasil é o Dia da Mocidade Presbiteriana. Muitos que passaram a fase da juventude vivenciaram a história da mocidade presbiteriana, que lembramos um pouco aqui.

  • 1936: jovens das centenas de igrejas presbiterianas do Brasil se organizavam sob vários nomes (Sociedade de Jovens, Juvenis por Cristo, Sociedade Esforço Cristão, etc.). O Supremo Concilio então recomenda que estivessem se organizando em cada igreja sob o nome de União da Mocidade Presbiteriana (UMP).
  • 1938: o Supremo Concilio, cria a Secretaria Geral da Mocidade.
  • 1946: 1o Congresso Nacional da Mocidade Presbiteriana, organizada a Confederação da Mocidade Presbiteriana (CMP), hoje com o nome de Confederação Nacional da Mocidade (CNM).
  • 1960: quando vivia seus melhores dias (a Confederação Nacional estava instalada na IP Lapa, na cidade de São Paulo), os jovens foram surpreendidos com uma decisão do Supremo Concilio extinguindo a Confederação, por problemas de ordem política na IPB.
  • 1986: reorganizada a Confederação Nacional da Mocidade. O Dia da Mocidade Presbiteriana é no 3o domingo de Maio por ser lembrança que neste mês, em 1944, fora criado o jornal Mocidade, e devido aos outros eventos (Dia do Trabalho, Dia da Família Presbiteriana, Dia das Mães etc.) ficou definido o 3o domingo de Maio.

Se nosso tempo mostra uma juventude não cristã sem objetivos e propósitos de luta, alienados à TV e videogames, que Deus abençoe nossos jovens para que sejam referências no meio em que estão, luz diante das trevas e sal que dá gosto a uma sociedade “desgostosa” e desgastada. Que sejam animados para o trabalho profissional e para o trabalho de Deus, que sejam aplicados nos estudos na escola/faculdade e de igual forma no conhecimento da Palavra da Vida, a Bíblia Sagrada. Que sejam orgulho para seus familiares, e nunca desonrem o nome de Jesus, pelo qual são chamados de Cristãos.

Que Deus ajude nossos jovens!.

Rev. Carlos Eduardo

Compartilhar: