Tudo passa rapidamente e nós voamos

Tudo passa rapidamente e nós voamos

“Tudo passa rapidamente e nós voamos.”
Salmo 90.10

Você deve ter recebido uma mensagem pelas redes sociais fazendo a conta do tempo deste ano que começamos. Então dizia que “daqui 40 dias é carnaval, depois mais 40 e já é páscoa, daí depois de 60 dias é a Copa do Mundo, depois de 120 dias é eleição e depois de 60 dias já é réveillon de novo”. Uma outra contagem é por todos os feriados e dias que não haverá trabalho, mostrando como 2019 chegará muito mais rápido. A verdade é que o ano só demora para terminar até completarmos 18 anos. Depois disso, cada ano chega e se encerra mais rápido que o anterior. Nós apenas tentamos achar algumas “justificativas” desse acontecimento.

Estamos falando do Séc. XXI. Segundo alguns historiadores, Moisés viveu por volta do ano de 1.500 a.C.. E ao escrever o Salmo 90 ele já mostrava sua preocupação com o ano passando rápido. Nesse, e em outros textos bíblicos, a preocupação com o tempo não se faz pela contagem de quantas vezes o sol vai dormir e renascer depois de uma noite, mas como deve nos ser útil para o que necessitamos realizar. O apóstolo Paulo enfatiza que precisamos “remir o tempo, porque os dias são maus” (Ef 5.16), só que antes ele apela à maneira inteligente de viver, não como ignorantes ou despreocupados, e fazendo o tempo servir para o que é importante.

Cuide para não deixar que as coisas importantes se tornem urgentes. Quando se tem que cuidar das coisas com urgência, corre-se o risco de perder algo, esquecer detalhes, decidir de maneira equivocada. Sabendo lidar com tudo, tratando como importante, há muito mais serenidade para desenvolver sem os perigos do tempo da urgência.

Deus criou o dia com 24 horas. Se delas convém reservar 8 horas para dormir bem e saudavelmente, nas 16 restantes você terá tempo suficiente para sua alimentação, descanso e trabalho. Seja bom mordomo no uso do seu tempo – não há resistência física no ser humano que, querendo usar de heroísmo, acha que pode dormir pouco, comer rápido e se acabar no trabalho. Se houvesse, Deus teria criado o dia com 36 horas! Ele continua sendo muito mais sábio que a criatura. Então, respeite seu limite, respeite seu tempo, respeite a vida que Deus lhe deu. Se não foi possível realizar todas as atividades previstas, ou você programou mal sua agenda colocando muita coisa ou está sendo negligente e distribuindo mal as atividades e paradas. Não culpe o dia curto, não culpe a Deus.

O dia será sempre corrido. O ano será sempre corrido. Tudo passa rapidamente e nós voamos!

 

Rev. Carlos Eduardo

Compartilhar: