À imagem de Deus o criou.

Salmo 46, o Salmo preferido de Lutero

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.

Nestes dias este será o hino mais cantado por todo mundo. O reformador Martinho Lutero baseou-se neste salmo para cantar que “Deus é castelo forte e bom” ou “Castelo forte é nosso Deus”. A composição acabou por se tornar mais conhecida que o texto original do Salmo. Estima-se que Lutero tenha composto 137 hinos. A música era forma de sua pregação também. Viveu 63 anos (10/11/1483, Eisleben, Alemanha – 18/02/1546). Chegou a pregar mais de 3.000 sermões e escreveu 50.000 páginas. Foi professor de Teologia, na Universidade de Wittenberg, e seu nome tem forte papel na busca de trazer de volta a Igreja às Escrituras.

“Castelo Forte” é conhecido por várias versões. Traduções sempre trazem perdas em relação ao original. Traduções literais nem poderiam ser cantadas – apenas para observar, como seria a versão literal:

Castelo firme é nosso Deus,
boa defesa e armamento,
Ele nos livra de toda a aflição
que agora nos atingiu.
O velho malvado inimigo
agora investe para valer,
grande poder e muita astúcia
são seu cruel armamento,
sobre a terra não existe
igual a ele.
Ainda que o mundo estivesse cheio
de demônios
e nos quisessem devorar,
não nos apavoraremos demais,
pois venceremos apesar de tudo.
O príncipe deste mundo,
por mais raivoso que ele se apresente,
nada nos fará,
isso porque já está julgado,
uma palavrinha pode derrubá-lo.
Com nossa força nada alcançaremos
logo estaremos perdidos.
Por nós luta o homem certo,
Que o próprio Deus escolheu.
Perguntas quem é ele?
Seu nome é Jesus Cristo,
o Senhor Zebaote
e não há outro Deus.
Ele há de vencer.
A Palavra eles têm de deixar de pé
mesmo que não o queiram.
Ele está agindo entre nós
com seu Espírito e dons.
Se [nos] tirarem o corpo,
bens, honra, filhos e esposa,
que se vá!
Isso não lhes traz nenhum proveito,
o Reino mesmo assim há de ser nosso.

Em 1531, Lutero fez o seguinte comentário ao Salmo 46: É salmo de gratidão, cantado na época pelo povo de Israel por causa dos feitos maravilhosos de Deus, por haver protegido e preservado a cidade de Jerusalém, na qual estava sua morada, contra o furor e o bramido de todos os reis e gentios, e ter-lhe concedido paz contra todas as guerras e armas. … Nós, porém, cantamos o salmo para o louvor de Deus, por estar conosco e por preservar sua palavra e a cristandade maravilhosamente contra as portas do inferno, contra o furor de todos os demônios, dos entusiastas, do mundo, da carne, dos pecados, da morte.

O entusiasmo pela Palavra foi inspirador para Lutero. Talvez você não tenha nenhuma aptidão artística para composição, mas algumas coisas são suas inspirações para desafio ou comportamento. A Palavra de Deus transformou um homem que transformou uma história inteira. Onde você tem buscado inspiração para a vida e para as lutas contra o pecado e o mal? A Palavra de Deus continua transformando pessoas e histórias. Chegou sua vez!

Rev. Carlos Eduardo

Compartilhar: