Paciência, força e perseverança

Paciência, força e perseverança
“Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima…. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes” Tiago 5.8,11

 

O começo do ano de 2019 tem sido marcado por vários acontecimentos que nos entristeceram demais… semana após semana notícias recorrentes chegam até nós, evidenciando um mundo marcado pela queda, bem como a nossa fragilidade diante deste cenário assustador. Além destas questões divulgadas pela mídia que podem até estar distante do nosso contexto, cada um de nós tem suas próprias lutas e bem sabemos que nem sempre o caminho é fácil. Diante de tudo isso, qual deve ser a nossa postura?

Tiago encerra sua epístola com a mensagem da volta de Jesus, e ao falar sobre isso, enfatiza três expressões muito preciosas que tem muito a nos ensinar: PACIÊNCIA, FORÇA E PERSEVERANÇA.

Em dias tão conturbados (e cada época tem seus desafios), enquanto nós aguardamos a volta de Jesus que vem para julgar a todos e resgatar a Sua Igreja, é indispensável sermos PACIENTES. O exemplo usado por Tiago é de um “…lavrador, que aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas“. Aguardar com paciência requer confiança, requer vigilância e oração, requer a certeza de que “…quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim…” (2 Co.1.20). Um dia Ele há de voltar, esta é a nossa certeza e esperança e até lá, aguardamos pacientemente.

Enquanto aguardamos a volta de Jesus, é indispensável também FORTALECERMOS O CORAÇÃO na dependência constante de Deus. Ele é a nossa força e vem Dele a capacidade de não esmorecermos ao longo do caminho. Em meio ao caos que nos cerca, nosso coração precisa estar fortalecido em Deus porque somente assim estaremos aptos a vencermos as lutas e desafios tão constantes.

Enquanto aguardamos a volta de Jesus, é necessário também FIRME PERSEVERANÇA. Não podemos desistir de aguardarmos pacientemente, não podemos permitir que as lutas nos enfraqueçam e por isso, devemos perseverar firmes, um dia de cada vez, todos os dias, certos de que até mesmo nas horas mais difíceis, Deus está nos sustentando, nos renovando e abençoando.

Que Deus assim nos abençoe!

 

Rev. Flávio Viola Machado

Compartilhar: