Guarda, pois, o teu coração

Guarda, pois, o teu coração

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”
Provérbios 4.23

A palavra coração vem do termo hebraico “lebh” e na grande maioria das vezes, o seu uso está associado ao centro das grandes decisões e escolhas ou o centro governador de todo o homem, diretamente relacionado ao homem inteiro, com todos os seus atributos físicos, intelectuais e psicológicos. É o coração que faz o homem ser o que ele é, bem como é o coração que governa todas as suas ações. Caráter, personalidade, vontade e mente, são termos “modernos” que refletem todos algum aspecto daquilo que, no sentido bíblico, é chamado de coração.
Por esta e outras razões, o coração deve ser guardado de todo mal, afinal, como diz o provérbio citado, “…dele procedem as fontes da vida“.

GUARDE O TEU CORAÇÃO, alimentando-se constantemente da Palavra de Deus, porque “Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração” (Sl 19.8).

GUARDE O TEU CORAÇÃO, cultivando bons sentimentos, pois “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Pv 17.22).

GUARDE O TEU CORAÇÃO, dizendo não às tentações, pois “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças…” (1Co 10.13).

GUARDE O TEU CORAÇÃO, andando em boas companhias, pois “Não vos enganeis: as más companhias corrompem os bons costumes” (1Co 15.33).

GUARDE O TEU CORAÇÃO, deixando-o inteiramente aos cuidados de Deus, pois só Ele pode transformá-lo: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne” (Ez 36.26).

Que Deus te abençoe!

Rev. Flávio Viola

Compartilhar: