Faça a sua parte!

Faça a sua parte!

 

Após um grande período de campanhas, tensões e até mesmo brigas causadas pelos ânimos acirrados nestas eleições, a rotina vai aos poucos “saindo” das discussões políticas e “voltando ao normal”. É nosso dever cristão, usarmos “a prática de súplicas, orações, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador” (1Tm 2.1-3).

Creio que todos nós queremos um país melhor. Mas o que nós temos feito para que isso aconteça? Além de orarmos por nossas autoridades, como o texto citado nos exorta, precisamos cumprir nossas responsabilidades de um modo que nossas ações contribuam para a construção de um país abençoado. Dentro dos nossos limites e possibilidades, nos contextos a que pertencemos, todos nós temos um papel importante a ser desempenhado. Quero trazer três princípios bíblicos que podem nos orientar neste sentido:

  1. “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens…” (Cl. 3.23) – Seja qual for o nosso ofício, devemos cumpri-lo da melhor forma possível, cientes de que ainda que existam superiores a nós aos quais devamos obediência, em última instância, é a Deus que estamos servindo. Isto ajusta o nosso foco e a nossa motivação.
  2. “…sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mateus 25.40) – Precisamos aproveitar as oportunidades para exercitarmos a compaixão e o cuidado com os outros. O que podemos fazer para aliviar pelo menos um pouco o sofrimento de alguém? Existem muitas oportunidades ao longo do caminho, basta apenas um pouco de boa vontade e disposição para ajudar, mesmo que de uma forma aparentemente simples.
  3. “Dois pesos e duas medidas, uns e outras são abomináveis ao Senhor” (Pv 20.10) – Precisamos agir com ética, honestidade e de forma justa em todas as circunstâncias e oportunidades, evidenciando um caráter transformado por Deus.

Se queremos um país melhor, precisamos agir com este propósito. A forma como desempenhamos nosso trabalho, o cumprimento de nossas responsabilidades, a maneira como tratamos nossos superiores ou subordinados, e tantas outras escolhas, devem contribuir para isso. É nosso direito cobrarmos as autoridades no cumprimento das promessas de campanha e no bom desempenho de suas funções. Mas antes desta cobrança, é preciso que cada um faça a sua parte!

Façamos o nosso melhor!

Rev. Flávio Viola Machado

Compartilhar: