ESCOLA DOMINICAL, por que é importante?
Quando resolvi escrever este artigo, fiquei meditando na pergunta: por que é importante ir à ESCOLA DOMINICAL?
Algumas respostas vieram de prontidão: Para aprender mais da PALAVRA DE DEUS, além disso poderíamos pensar também que seria para ter maior oportunidade de participação na IGREJA através das colocações e indagações sobre a BÍBLIA, além disso, quem sabe alguém poderia também responder para se ter maior contato com os irmãos da , enfim poderíamos discorrer aqui sobre diversos ângulos de visão da importância da ESCOLA DOMINICAL, mas vou tentar fazer sob a ótica da BÍBLIA e depois sob a minha experiência ao longo destes muitos anos frequentando esta maravilhosa ESCOLA.
Primeiramente gostaria de abordar uma questão: Para que serve a ESCOLA DOMINICAL?
É uma questão interessante, pois por se tratar de ESCOLA, temos a percepção de que é um local para se ensinar algo. Por estar inserida na IGREJA, obviamente, podemos afirmar que é uma ESCOLA para se ensinar a BÍBLIA. Porém, ensinar a BÍBLIA, tem sido um verdadeiro desafio às IGREJAS de um modo geral. Lembremos um texto BÍBLICO muito conhecido que relata este fato:
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” II Timóteo 3.16.
Então, analisando o que significa “ensinar” sob a ótica do dicionário, veremos que: Ensinar é instruir sobre… transmitir conhecimento a… educar sobre… Portanto, notamos nitidamente que a educação não tem sido um desafio só da IGREJA, mas da humanidade como um todo.
Porém, partindo da premissa de que a educação é boa para que um indivíduo saia de sua condição de inferioridade para galgar passos mais promissores, através do conhecimento e no caso em questão, a educação na ESCOLA DOMINICAL serve para que cresçamos ESPIRITUALMENTE, por que temos visto que há especialmente nas IGREJAS uma diminuição pelo interesse em frequentar a ESCOLA DOMINICAL? Lembremos que um escritor certa vez disse que “pode-se aprender sem professores, mas não se consegue ensinar sem alunos”. Portanto, a ausência dos alunos faz com que haja um esvaziamento nas ESCOLAS DOMINICAIS e as consequências com certeza serão futuramente um esvaziamento nos trabalhos da IGREJA e sua diminuição drástica, como tem ocorrido atualmente com muitas IGREJAS.
E por que os alunos deixaram de ir à ESCOLA DOMINICAL?
Em nossa IGREJA, fizemos em anos anteriores uma enquete para tentarmos diagnosticar os motivos e pasmem, muitas respostas foram que “não tinham tempo…”, “o horário extrapolava o limite estabelecido…”, dentre inúmeras outras respostas apresentadas como desculpas. Mas, no fundo, chego a pensar que na verdade as pessoas estão se afastando da ESCOLA DOMINICAL por não mais querer saber a VERDADE, lembro-lhes que na ESCOLA DOMINICAL aprendemos a VERDADE que DEUS quer para nossas vidas através do estudo da BÍBLIA.
É muito triste ver as pessoas sabotando as aulas da ESCOLA DOMINICAL. Sei que precisamos estar atento às mudanças, especialmente com os jovens, precisamos procurar novas metodologias, efetuar mais treinamentos com os professores, enfim, precisamos trabalhar muito para constantemente procurar a excelência no ENSINO DA PALAVRA DE DEUS, mas precisamos ter consciência de que estamos aqui para ADORAR À DEUS acima de todas as coisas e as demais coisas vão sendo nos acrescentadas. É da natureza nossa sempre dificultar algo que julgamos menos importante, daí talvez a explicação para o fato de estarmos dia a dia perdendo alunos dentro da ESCOLA DOMINICAL.
O que nos resta então é colocarmos DEUS acima de tudo, ou seja, acima de todas as nossas prioridades e enxergar a ESCOLA DOMINICAL como uma ESCOLA BÍBLICA onde iremos crescer ESPIRITUALMENTE.
Lembremos que ao fazermos uma leitura da PALAVRA DE DEUS [BÍBLIA] sozinho, nem sempre conseguimos entender o que DEUS quer nos dizer, por isso na ESCOLA DOMINICAL podemos tirar todas as dúvidas, expor nossas ideias, trocar experiências e consequentemente aprender mais.
Aproveito também para lembrar que a liderança também deve participar ativamente da ESCOLA DOMINICAL, para que através do seu exemplo talvez possam trazer muitos outros para esta ESCOLA maravilhosa.
Convido, portanto, a refletirmos nestes fatos e que se você se sentir tocado a aprender mais da PALAVRA DE DEUS, venha conosco nesta caminhada CRISTÃ, participando também da ESCOLA DOMINICAL.
Concluo esta reflexão lembrando uma frase interessante de Franklin Clark Fry que menciona o seguinte: “a pessoa que diz que crê em DEUS, mas nunca vai à ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL, é como a que diz que crê na educação e nunca vai para a ESCOLA”.
Pense nisto… Aguardamos você na ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.
Presb. Waldemar de Lucca Jr.

Compartilhar: