Empoderadas!

Empoderadas!

 

Hoje estamos comemorando o Dia da Mulher Presbiteriana. E em tempos modernos, falar da mulher sem resguardar seu devido poder na sociedade é arriscar-se numa chuva de adjetivos que lhe farão sentir-se uma pessoa preconceituosa. Mas vamos pensar na origem de tudo. De onde mais poderia se buscar esse empoderamento, senão na raiz de todas as coisas?

Na criação, Deus criou a mulher à Sua imagem e semelhança. Há alguém mais poderoso que o próprio Criador? Do nada estabeleceu o tudo; do caos fez surgir a ordem; da escuridão trouxe a luz! Não basta para conhecer um pouco do próprio Deus? E então faz a mulher a partir de Si mesmo.

Na história de Cristo, leia quantas vezes as mulheres participam do ministério de Jesus. Além de acompanharem suas caminhadas, aparecem para servir, para cuidar, para ouvir, para chorar, e são as primeiras a se deparar com o Ressurreto Senhor e contar com toda certeza e entusiasmo aos discípulos que ainda se mantinham desconfiados.

Quando a Igreja está reunida em Jerusalém, a promessa da vinda do Espírito Santo já era cumprida. Em Atos 1.8 a confirmação disso, dizendo ali que os crentes seriam abençoados com o poder do Alto para testemunhar. E as muitas mulheres participaram disso também. Receberam o Espírito Santo, e sobre elas a capacitação e poder de testemunhar de Cristo.

Isso sim é empoderamento! Mulheres usadas por Deus no trabalho da Igreja, na vida profissional, no cuidado da família, nas relações sociais. Mulheres que sabem que seu valor está no fato de serem também imagem e semelhança de Deus, que se ocupam em andar com Cristo, que se manifestam no desejo de testemunhar da fé prática e não na discussão da teoria dela.

Essas mulheres não precisam ficar brigando por cargos e funções, como se disputassem com os homens qual lugar ocupar. Mulheres assim sabem qual é o seu papel e atuam com prontidão e dedicação na sociedade, na Igreja, no lar. Mulheres desse perfil não são as que precisam falar alto ou muito para convencer.

Mulheres de Deus recebem dele o poder de serem transformadoras do mundo, agentes do amor e da delicadeza, promotoras da paz e da conciliação. Dentre estas estão as mulheres presbiterianas.

Deus as abençoe.

 

Rev. Carlos Eduardo

Compartilhar: