Deus em nós

Deus em nós

“Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus?
Gênesis 41.38

Dentre todas as histórias bíblicas uma das que mais gosto, sem sombras de dúvidas, é a história de José “do Egito”. Por tudo que lhe aconteceu: as dificuldades que enfrentou, as tentações vencidas e principalmente a escolha de ser fiel a Deus numa terra estranha, onde talvez num primeiro momento, parecesse muito mais “fácil” abrir mão de seus princípios e valores.

Apesar de ser o “protegido de seu pai”, isto não justificava ter sido vendido como escravo por seus irmãos. No Egito, literalmente foge da tentação, negando se deitar com a esposa de Potifar e por isso, foi alvo de uma grande mentira, sendo preso injustamente.

Mesmo preso usou seus dons, deixando bem claro que era Deus quem o capacitava. Dois anos depois foi levado à presença de Faraó para lhe interpretar os sonhos e, a partir deste momento, sua história é redirecionada de um contexto de lutas e sofrimento para um contexto de ascensão, quando é colocado como governador de todo Egito. Depois, ao perdoar seus irmãos, deixa claro que o Deus Soberano o havia levado para lá para que Seu propósito se cumprisse nele e através dele. Quantas lições preciosas!

Precisamos de homens e mulheres comprometidos com Deus a tal ponto dos outros perceberem que em nós “…há o Espírito de Deus…”. Pessoas que, mesmo em meio às dificuldades enfrentadas, continuam fiéis, continuam honrando ao Senhor com escolhas santas, continuam perseverando confiantes, crendo que Deus está no controle de cada detalhe de suas vidas! Não podemos sucumbir em meio às lutas da vida. Ao contrário, elas devem ser superadas e vencidas com dignidade e ética, evidenciando assim que pertencemos a Deus, que Ele transforma o nosso coração e nos guia em cada passo da nossa jornada.

Num mundo com valores tão distorcidos e com tantos exemplos negativos de pessoas que se vendem e se corrompem tão facilmente, que sejamos conhecidos por sermos homens e mulheres de caráter ilibado porque Deus habita em nós! Sejamos firmes, constantes e íntegros, fazendo a diferença como “sal e luz” onde Ele tem nos colocado, para honra e glória Dele! Que Ele assim nos sustente!

Rev. Flávio Viola Machado

Compartilhar: