Ame sempre!

Ame sempre!

“A ninguém fiqueis devendo cousa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros…
Romanos 13.8

Ninguém gosta de ser chamado de devedor ou, pelo menos, não deveria gostar. Pagar nossas contas em dia, ter o nome limpo na praça e não ter esta fama sempre deve ser o nosso ideal, principalmente num contexto de tanta corrupção em nosso país. Precisamos ter em mente que cada um de nós responderá por suas próprias ações… por isso, se nos escandalizamos com os bilhões desviados e roubados no Brasil, a nossa responsabilidade é administrarmos bem os valores dentro do nosso contexto para não cairmos nos mesmos erros que tanto condenamos.

Mas há uma “dívida possível” e que nunca poderá ser paga por completo: é a dívida do amor. Por mais que amemos, nunca será suficiente para quitar esta dívida. O amor é o mandamento por excelência e que deve ser a marca da nossa existência: a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Esta tarefa de exercitar o amor deve começar dentro de nossas casas. Aproveito a oportunidade de estarmos no mês das famílias e que hoje em particular é celebrado o Dia das Mães, para perguntar: você realmente tem amado sua família?

Pergunta que parece ter uma resposta óbvia “É claro que sim!”, você poderá pensar. Então, vamos evidenciar através de nossas escolhas que de fato temos consciência de que devemos amar sempre mais e mais. Evidenciamos o amor exercitando a paciência, a gentileza, abaixando o tom da voz, eliminando um “jeito grosseiro” de ser e responder, ajudando e dividindo as responsabilidades domésticas, investindo tempo em nossas relações com boas conversas e olho no olho (e não na tela da TV, do celular, ou seja lá o que for que possa te distrair).

Precisamos viver na prática o amor muitas vezes apenas declarado nas redes sociais. Ame e abrace seus pais. Converse mais com seus filhos. “Pare, olhe e escute” com interesse quem está perto de você! Diga o quanto ama. Perdoe. Não deixe para manifestar seu amor apenas nas datas especiais (aniversários, dia das mães, dia dos pais, etc). Ame intensamente sempre! Há muitos outros dias no ano para lembrarmos a quem amamos do quanto eles são importantes para nós. Não deixe isso para depois. Aproveite enquanto tem tempo e oportunidade de fazer isso… e lembre-se: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro” 1 João 4.19.

Rev. Flávio Viola Machado

Compartilhar: